Thursday, May 31, 2007

Anderson




Estou triste. Estou chocado. Estou desapontado. Parece um pesadelo. Sinto-me como um miúdo que esperou imenso tempo até ter aquele brinquedo com que sempre sonhou e que, pouco depois de o comprar, fica sem ele para sempre. A desilusão é enorme por saber que não aproveitou o suficiente. É assim que me sinto. Não aproveitámos o suficiente o nosso pequeno génio. Primeiro porque o quisemos proteger de toda a confusão que se gerou em volta da sua contratação e do seu talento. Depois porque ficou afastado dos relvados durante meia temporada por uma lesão grave. Sinceramente, pensei que para a próxima época veríamos o Anderson em todo o seu esplendor. Até já estava mentalizado para que fosse a última temporada que iria fazer de azul e branco. Um talento destes não engana e mais tarde ou mais cedo ele rumaria a campeonatos mais competitivos e mais ricos. Mas este ano não. ESTE ANO NÃO!
Podiam ter vendido o Quaresma ou o Lucho ou o Pepe. Até podiam ter vendido os três. Este era para ficar.
Para todos aqueles que dizem que foi um negócio irrecusável e que 30 milhões por um miúdo de 19 anos que jogou 15 jogos a titular pelo nosso clube é óptimo eu digo: estão enganados! Se acham que isso é muito, imaginem se ele ficasse mais uma época cá. Sem lesões, continuaria a espalhar o seu perfume pela Europa, só que de uma forma contínua. Sem lesões, cimentaria um lugar nos convocados da selecção do Brasil. Sem lesões, facilmente valorizaria o seu passe até chegar aos 50 milhões de euros. E não tenho dúvidas nenhumas que haveria sempre alguém disposto a dar esse dinheiro por ele.
Sendo assim, fico muito preocupado. Noutras alturas estaria descansado pois saberia que a SAD iria fazer muito bom uso desse dinheiro e que iríamos contratar um ou dois jogadores de grande qualidade por uma bagatela, sendo que o resto seria utilizado para diminuir o passivo. Da maneira que as coisas estão, com os empresários sedentos de dinheiro a pairar junto do edifício da SAD à espera de umas migalhinhas, com os gestores mais preocupados em garantirem o seu do que em levarem o clube cada vez mais além, com um Presidente cada vez menos empenhado em gerir os destinos do clube como sempre o fez e mais preocupado em tentar não ir parar à prisão, avizinham-se tempos negros. Muito negros.
Há coisas que não estão nada bem. Temos jogadores que criticam duramente o treinador e a sua relação com o plantel (o que não ajuda a que o balneário se mantenha unido), continuamos a fazer contratações extremamente duvidosas (nem falo do Lino porque até se pode revelar um achado, como outros que fomos buscar no passado), deixamos os nossos melhores jogadores ir embora sem sequer fazer um esforço para os manter cá...
Estou mesmo muito triste. A última vez que fiquei assim foi quando o Mourinho se foi embora. Na altura sabia que tudo ia ser diferente sem ele. Para pior. Receio que agora vá acontecer o mesmo.

P.S. Li em blogs nossos que se preparam manifestações à porta da SAD para saber o que vai ser feito com o dinheiro desta venda. Acho muito engraçado. E triste ao mesmo tempo. Engraçado porque muitos dos que agora criticam foram incapazes de apontar outras soluções para a presidência e se calhar até votaram na continuidade destes corpos gerentes. Triste porque não vai servir de nada, pois esta direcção ACABOU DE SER REELEITA por um período de 3 ANOS! Já vão tarde!

No comments: